COREIAS

Submarinos norte-coreanos retornam e tensão na península termina

Por 25/08/2015 - 09:51

ACESSIBILIDADE


Submarinos militares da Coreia do Norte, que haviam sido mobilizados nos últimos dias, retornaram para as suas bases nesta terça-feira, informaram autoridades da Coreia do Sul. A manobra mostra uma volta à normalidade na península, depois do acordo entre as duas Coreias para colocar fim às hostilidades mais recentes entre os países rivais.

"Temos informação que estão retornando às suas bases os mais de 50 submarinos que partiram desde 21 de agosto", revelou a agência sul-coreana Yonhap um oficial das Forças Armadas da Coreia do Sul. Forças militares de Seul detectaram no último domingo que os submarinos tinham zarpado de suas bases e estavam sob as águas em lugares não identificados, em plena escalada de tensão entre os dois vizinhos.

O retorno dos submarinos veio depois que representantes do Norte e do Sul chegaram a um acordo para encerrar a recente crise militar entre os dois países, que chegou a criar temores de um conflito armado. No ápice da tensão, Pyongyang e Seul trocaram disparos de artilharia na fronteira na última quinta, mas sem deixar feridos.

No acordo firmado nesta segunda, Pyongyang lamentou o ataque com minas do dia 4 que mutilou dois soldados sul-coreanos - apesar de não ter reconhecido explicitamente sua autoria - enquanto Seul concordou em desligar os alto-falantes que emitem propaganda na fronteira contra o regime de Kim Jong-un.

Após o fim deste episódio de tensão se espera uma substancial melhora nas até agora deterioradas relações entre os dois países, já que seus representantes se comprometeram a manter conversas em Seul ou em Pyongyang em uma data próxima para buscar caminhos para estreitar os laços diplomáticos.

Fonte: Veja


Encontrou algum erro? Entre em contato